Economia

Freguesia recebe 24 novos projetos

A Biblioteca Municipal de Pinhal Novo recebeu na semana de 19 a 23 de fevereiro uma exposição de 24 projetos que vão ser realizados naquela freguesia. O investimento autárquico vai situar-se nos 12 milhões de euros para os próximos anos

São 24 projetos com diversas dimensões que vão desde a educação às infraestruturas, projetos esses que estão em exposição até ao fim da próxima semana na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo.

Foi o próprio presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, quem fez as honras da casa e apresentou os 24 projetos que estão uns em fase de estudos e adjudicações e outros que já arrancaram.

“Isto é um investimentos de 12 milhões de euros, obviamente que vão ser distribuídos alguns destes projetos mais estruturantes que vão demorar 2 a 4 anos a serem realizados, mas temos aqui um conjunto de projetos muitos significados que vão começar a ser lançados no segundo semestre deste ano”, disse o edil ao Jornal Concelho de Palmela.

São projetos que vão ser realizados com receita própria do município e outros através de empréstimos que a autarquia irá solicitar junto da banca, proposta apresentada na passada quarta-feira em reunião de executivo.

Pinhal Novo vai ter um novo Centro Histórico

Um dos projetos mais estruturantes e importantes para a freguesia de Pinhal Novo, será o do Bairro José Maria dos Santos [bairros envolventes à Junta de Freguesia e Bombeiros], este é um projeto que teve especial destaque do presidente: “este é um projeto estruturante de acessibilidades e de melhoria dos pavimentos existentes no que designamos Bairro José Maria dos Santos, falo da Avenida de Liberdade e da Rua Padre Estevens Dias, mas também da Rua Santos Jorge e a Rua General Humberto Delgado, que cruza com a Rua São Francisco Xavier, este núcleo irá ter uma melhoria dos pavimentos com a substituição da calçada antiga por nova, criar passeios e estacionamento”, prosseguindo “além disso, iremos ter nos cruzamentos uma elevação para poderem reduzir a velocidade dentro do núcleo habitacional. É importante salientar que todo o estacionamento irá ficar mais ordenado, mas antes de tudo isso, teremos muito trabalho para fazer a nível de infraestruturas de águas e esgotos”. 

Para Álvaro Amaro é importante renovar centros habitacionais, dando mais qualidade de vida aos habitantes e utilizadores, o presidente falou ainda de um conjunto de obras a junta a esta com um valor de 1 milhão de euros, pelo menos para mais duas obras que estão pensadas para arrancar na freguesia.

“Eu só tenho pena de não conseguir, seguramente tê-las todas concluídas no meu mandato, mas vão ser todas lançadas ainda neste mandato que nos encontramos”, disse. 

Algumas das obras são importantes para a vida da comunidade local mas também do próprio concelho, o caso das obras de requalificação da antiga Coopinhal, o edifício foi adquirido pelo município de Palmela e irá receber os serviços de urbanismo da autarquia. Mas também irá albergar alguns movimentos associativos e de ajuda à comunidade, como o caso da Loja Amiga da Igreja de Pinhal Novo que já funciona numa das salas independentes do edifício.

Para o edil é importante acolher e ajudar instituições sociais.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo