Economia

Investimento de 160 mil euros com defeitos

A notícia foi recebida com agrado por todos os que se envolveram no “Eu Participo”, passados mais de 50 anos, o Aceiro do Anselmo, no Vale da Vila, freguesia de Pinhal Novo, finalmente iria ser asfaltado e passaria a ser uma zona com mais e melhor qualidade de vida. A obra custou aos cofres da Câmara de Palmela mais de 160 mil euros, mas o que não se previa era uma obra com defeitos e que rapidamente começavam a surgir os problemas

O sonho de ter uma rua com asfaltamento foi de pouca dura como se costuma dizer para os lados das zonas rurais do concelho de Palmela. 

Os moradores do Aceiro do Anselmo, no Vale da Vila, em Pinhal Novo, continuam apontar o dedo à falha que os serviços de fiscalização e acompanhamento da Câmara Municipal de Palmela tiveram para com a obra que terminou no fim de 2023, decorridos três meses, o empreiteiro terminou uma obra que rapidamente daria problemas.

Problemas esses que começaram com as bermas do Aceiro do Anselmo a partirem com a passagem dos pesados de mercadorias, entradas desniveladas que alguns moradores não conseguem passar com viaturas mais baixas e recentemente estão a verificar que com a recolha de monos, o pesado que recolhe esses monos tem que meter os “macacos” de suporte no alcatrão, e o sítio já está a abrir buraco.

José Dias, um dos moradores daquele aceiro, disse ao Jornal Concelho de Palmela que nunca foi visto uma obra deste tipo, nem mesmo uma rua alcatroada na zona da Lagoa da Palha onde só passam praticamente ovelhas está com a do Aceiro do Anselmo.

O JCP visitou o local e deparou-se com as bermas em alguns pontos partidas, e no começo do Aceiro, junto à Rua do Alentejo, o alcatrão já está a partir-se junto a uma caixa de coletor de águas residuais. Segundo um e-mail que tivemos acesso, enviado no passado dia  9 de janeiro do decorrente ano, e-mail esse enviado pelo Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos, da Divisão de Infraestruturas e Espaço Público, o documento diz: “Na sequência do seu e-mail (munícipe que apresentou o pedido de esclarecimentos) de 16 de dezembro de 2023 somos a informar de que estamos com o empreiteiro que efetuou os trabalhos a analisar o sucedido e reparar assim que possível os danos causados.”, já fevereiro entrou e os danos continuam, para o município de Palmela e para alguns moradores que dizem que só conseguem sair das propriedades com carros altos.

Obras atrasam e moradores desesperam
Outro caso é de Luís Cavaleiro, morador na Rua do Caramelo que diz estar em desespero, ele e outros moradores daquela rua situada mais a nascente de Pinhal Novo, o caso diz, já foi apresentado várias vezes ao município de Palmela e que nada faz. A Rua do Caramelo serve uma creche particular e vários moradores que para passar na única ligação parece estar a passar no Paris Dakar. Em tempos de chuva são autênticas crateras formadas na rua, dificultando a acessibilidade do trânsito rodoviário. Há quem diga que já por várias vezes é chamado os meios de socorro e quem lá vai é sempre os bombeiros, quando é chamada a VMER do INEM é um problema, pois a reclamação é sempre a mesma, uma acessibilidade sem condições para que se possa circular em segurança e sem que danifique as viaturas que por ali passam, tanto de socorro, como dos próprios moradores.

Segundo Luís Cavaleiro, a resposta da autarquia é sempre a mesma, que irá realizar intervenções no local quando for possível aos serviços municipais.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo