Sociedade

Poceirão moderniza-se no meio dos Jardins de Vinhas

A última Semana Descentralizada deste ano realizou-se na freguesia do Poceirão e a visita deu-nos oportunidade de contemplar a pujança destes Jardins de Vinhas, que ganham investimentos modernos, tendo como referência a preservação do ambiente.

O primeiro destino levou a comitiva até à empresa de plantas Sigmietum, que aqui se instalou há dois anos e meio, com os técnicos municipais, sempre atentos a locais de referência, e a participação dos vereadores da CDU Luís Miguel Calha e Maria João Camolas, de Pedro Taleço e Ana Elísia do PS e de Roberto Cortegano, do PSD, liderados pelo presidente da Câmara e pela presidente da União de Freguesias, a que se juntaram os eleitos do Poceirão.

A comunicação social esteve mais uma vez representada pela jornalista (reformada) Fátima Brinca. A proprietária do espaço, onde crescem mais de 300 mil plantas, a que se anexa um pomar de árvores diversas, desde as macieiras riscadinhas, laranjeiras, figueiras, romaneiras, que crescem usufruindo das excelentes condições dos terrenos. As plantas são comercializadas na zona sul, com especial incidência no litoral alentejano.

Os olhos dos visitantes encheram-se da diversidade, onde os cheiros se multiplicavam e a que não faltava uma percentagem enorme da recolha de sementes.

Na Quinta Calhotas, em Brejos do Poço, fomos recebidos pelo casal Sérgio e Lúcia Fura, que deixaram há um ano Setúbal, para criar um espaço de eventos, que resultou numa homenagem ao pai de Lúcia. A jovem empresária não esconde estar “super feliz por ter deixando o tumulto da cidade e agora somos poceirenses adotados”, onde a filhota já tem raízes caramelas.

A rede viária tem sido uma das apostas da câmara e Álvaro Amaro fez questão de destacar que “esta freguesia já recebeu investimentos de mais de meio milhão de euros” e onde “a pavimentação da Rua Ezequiel Marques irá ser uma realidade”.

O autocarro rumou ao Poceirão para uma visita às obras de ampliação da Capela Mortuária, onde fomos recebidos pelo padre Geraldo. A última paragem ocorreu no Parque Mário Bento com a inauguração da Joaninha, uma varredoura moderna, que ainda irá ser beneficiada com um reboque, o que ultrapassará o orçamento de mais de 68 mil euros, no âmbito da delegação de competências. Mas os equipamentos do Parque Mário Bento irão ser requalificados no âmbito do PRR, pra receberem uma incubadora de empresas e um espaço para a Associação de Agricultores. Cecília Sousa já definiu prioridades para a realização das futuras Feiras Agrícolas, onde os “amigos de quatro patas terão todas as condições de instalação”.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo