Cultura

Loureiros celebram 170 anos de existência, de “casa” e “família”

Sessão solene decorreu com concerto da Banda e Coral dos “Loureiros”

“Enquanto cá estamos, vamos fazer o possível para deixar a nossa marca e fazer com que o caminho traçado durante estes anos seja sempre o mais correto”, é esta a finalização da entrevista que João Crespo, presidente d’Os Loureiros, deu ao Jornal Concelho de Palmela.

É com este mote que ao longo de 170 anos se viveu e conviveu numa das mais importantes associações do concelho, que marcam gerações e trazem a vontade de participar para as vindouras, num ato de intergeracionalidade.

No passado dia 25 de outubro, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” completaram 170 anos de existência, com uma cerimónia que marcou a data, ao som da Banda dos Loureiros e do Coral dos Loureiros, numa sessão solene.

No evento, estiveram presentes associados desde os 5 aos 90 anos, com a partilha de palco de quem por ali está a tocar há 75 anos e os que estão há 25, mas com a mesma emoção, amor e dedicação. Com lugar assente, estiveram também várias figuras representativas da autarquia, bem como entidades e associações.

A fundação d’Os Loureiros remonta ao ano de 1852, numa época “muito diferente” da atual e que foi criada, “como tantas outras” em Portugal para que a “comunidade tivesse uma banda”, explicou nessa mesma entrevista João Crespo.

Não se faz apenas música – pode aprender-se e praticar-se música, existindo, assim, a Escola de Música, mas também o Grupo Coral e a Orquestra de Sopros, para além da Banda Filarmónica.

Há o desporto, que engloba a ginástica e ginástica rítmica, trampolins, iniciação de ginástica para crianças a partir dos três anos e, a iniciar este ano, a ginástica para todos, bem como a dança contemporânea. Estão também patentes as artes marciais de Karaté e o Aikido.

Vai haver, como forma de culminar as celebrações, um jantar de aniversário no próximo dia 29 de outubro, pelas 20h30, “com as iguarias loureiras, muita música e alegria” dá a conhecer a página de Facebook da associação, onde se podem encontrar mais informações acerca do evento.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo