Iniciativa mobiliza centenas de pessoas
O Largo José Maria dos Santos encheu-se para receber centenas de visitantes, naquele que foi o primeiro Natal da Vila de Pinhal Novo
A iniciativa traduziu-se num enorme sucesso, onde as crianças viveram momentos inesquecíveis usufruindo do comboio, do carrossel, das guloseimas e da animação da Banda da SFUA, dos momentos hilariantes dos voluntários com trajes alusivos à quadra natalícia, onde o cheirinho a filhoses e a castanhas assadas aqueceram a noite friorenta.
O Largo José Maria dos Santos encheu-se de barraquinhas do movimento associativo, das escolas e da Fundação COI para receber o primeiro Natal da Vila, organizado pela Confraria da Sopa Caramela. As luzes de Natal coloriram o espaço, com destaque para a Igreja de S- José, a Casa do Pai Natal e a Fábrica dos Brinquedos, com a Banda da SFUA a animar o espaço.
No coreto alinhavam-se os organizadores Manuel Lagarto e Luís Fernandes, que convidaram os presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia para as intervenções. Manuel Lagarto começou por agradecer aos voluntários que ajudaram a concretizar as iniciativas, que tiveram como coordenadores António Almeida e Carlos Saraiva. Os voluntários foram brindados com chocolates personalizados do primeiro Natal da Vila.
O presidente da Junta de Freguesia, Carlos Almeida, destacou a participação do movimento associativo e das empresas como “características fantásticas desta terra” onde se destaca “a solidariedade, a amizade e um carinho especial”.
Saber fazer em união e paz
O presidente Álvaro Amaro revelou uma enorme alegria “pela equipa fantástica de um conjunto de voluntários, do movimento associativo e da Confraria nesta forma de fazer em união e paz”. O presidente da câmara de Palmela lançou o mote ao padre José Joaquim, pois “esta equipa também sabe fazer milagres”.
Natal da Vila começa com grande sucesso
Luís Miguel Calha, vice-presidente da Câmara de Palmela, que apadrinhou o evento desde a primeira hora com a iluminação e os serviços logísticos, fazendo movimentar no mercado de Natal “o movimento associativo, as escolas, os escuteiros e toda a comunidade pinhalnovense para dar brilho e cor a um evento que começa da melhor forma”. O vereador do Turismo e Desenvolvimento destaca “o Pinhal Novo mostra mais uma vez que é capaz de inovar, construir e desenvolver envolvendo toda a comunidade”. O autarca concluiu “para o município é uma honra e um privilégio estar associado desde a primeira hora a esta iniciativa que resulta num enorme sucesso”. Os Bardoada também marcaram presença, onde os mais atrevidos apostaram num baile improvisado de jovens e seniores.história de Palmela”. O presidente Jorge Mares começou por enaltecer a presença dos “representantes da nossa terra” e “celebrar os 700 anos do Foral de Palmela obriga-nos a estar aqui”, porque “Palmela é uma terra com história e com futuro”. O autarca manifestou a sua satisfação por “sentir esta força da juventude (…) porque queremos continuar a ser uma vila de futuro”. Terminou fazendo um apelo aos jovens “temos todas as condições para ser uma vila de referência e precisamos de todos vós para continuarmos a crescer”.