Figuras de presépio típico de Palmela foram roubadas
A população sabe que várias figuras do presépio típico de Palmela desapareceram.
A Câmara Municipal de Palmela investiu para ter um presépio com figuras típicas das pessoas de Palmela que fizeram a história local. O presépio é assinado pela artista plástica Teresa Martins e é de tamanho real.
No Natal 2023, jovens de 15 a 17 anos destruíram um baloiço no Largo São João. Agora, as figuras do presépio desaparecem de alguns pontos da vila histórica.
O Jornal Concelho de Palmela obteve a informação de que o Menino Jesus, que estava localizado no presépio situado no miradouro do Castelo de Palmela, e o saxofonista, que estava instalado no Cine-Teatro São João, desapareceram.
Ainda há a informação de que outras figuras como o cão do Balholha e as ovelhas também desapareceram.
De acordo com uma fonte próxima à autarquia de Palmela, a professora que está instalada na Escola de Ensino Básico da Quinta da Cerca também foi alvo de uma tentativa de roubo.
Este presépio, da artista Teresa Martins, representa figuras do século XX que eram conhecidas na vila. Esta ação é uma “machada” contra o património histórico local, afirma a população, que está incrédula com esses atos que apelidam de vandalismo.