EXCLUSIVO: Sofia Marçal, nome a quem pertence o último mandato da Rainha das Vindimas
Leia, em exclusivo, com o Jornal Concelho de Palmela, como foi a experiência de Sofia, a eleita Rainha das Vindimas no ano de 2021.
O seu mundo, para quem olha, à partida, não é de caras… nem é de letras, nem de geografia, nem de biologia … é de economia, pura e dura… típica de quem está a terminar a licenciatura no auge dos seus 21 anos. Partilha o seu coração, no entanto, com o gosto pela moda e, no seu currículo, ninguém lhe retira o lugar de Rainha das Vindimas 2021.
Sofia Marçal revelou, em exclusivo, ao Jornal Concelho de Palmela, que sempre acompanhou o concurso “de perto”, tendo, inclusive, participado “no cortejo da manhã, como marchante, e da tarde, como criança” e, o contacto mais próximo que teve, até ao ano passado, foi com a sua prima, eleita Rainha das Vindimas num ano anterior, sendo, também por isto, um “sonho” que acabou por tornar-se também “numa experiência incrível”.
De entre as atividades desenvolvidas antes da eleição, e das entrevistas e vídeos gravados, Sofia revela que, apesar “da base do concurso de beleza”, ultimamente gera-se uma preocupação com o “conhecimento sobre a região, para poder representar-se Palmela nos concursos nacionais”, sendo que a Rainha das Vindimas é o rosto da representação da Vila.
O dia da gala de eleição é “intenso”, começando de manhã e só terminando à noite e a atual coroada revelou que os nervos aumentaram progressivamente a partir daí, até porque, mesmo no momento do desfile, não lhe parecia estar a correr da melhor forma: “o vestido estava muito grande, eu estava só a pisá-lo e a prender os saltos… só pensava que não estava a correr nada bem e que eu conseguia fazer melhor que aquilo”, sendo, assim, perante este sentimento, o desfecho da noite “uma surpresa”.
No ambiente entre concorrentes, o espírito é de “apoio imenso” e de “grande amizade”, com laços criados para além do concurso. A única presença que Sofia desabafou sentir falta, foi a do seu avô, por gostar que ele tivesse vivido com ela esta conquista que sabia ser um objetivo da neta.
Além das várias atividades que desenvolveu, muitas voluntariamente, pelo seu papel como Rainha das Vindimas, Sofia assume que espera participar “mais ativamente na festa” e o objetivo é “dar um bocadinho” de si a Palmela. Conforme está escrito no lema da Festas das Vindimas, “Vindimas, somos todos Nós!”, nesse ano… rainha, foi só esta.