Castelão Extreme: Nova marca de vinhos da Península de Setúbal promete valorizar as vinhas velhas da região
A CVRPS lança o Castelão Extreme para preservar as vinhas antigas e valorizar a casta Castelão da Península de Setúbal.
A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) apresentou a Castelão Extreme, uma nova marca de vinhos que preserva e valorizar as vinhas antigas da casta Castelão, um verdadeiro ícone da Península de Setúbal. Esta iniciativa surge como resposta à necessidade de proteger e promover as parcelas de vinha com mais de 40 anos, que constituem uma parte importante da identidade vitivinícola local.
Com 9.159 hectares dedicados ao Castelão em Portugal, sendo 40% destes na Península de Setúbal, a casta destaca-se como a mais representativa da região. Recentemente, a CVRPS identificou 342 parcelas de vinhas velhas, com mais de 40 anos, que ocupam 600 hectares, ou seja, 16% das vinhas de Castelão da região.
Segundo Henrique Soares, presidente da CVRPS, a decisão de criar uma marca coletiva foi motivada pela “mais-valia” que estas vinhas representam para a Península de Setúbal. A nova marca, que será monitorizada pela CVRPS em parceria com a Associação dos Vitivinicultores de Palmela (AVIPE), estabelece requisitos exigentes para garantir a qualidade e autenticidade dos vinhos. Apenas os vinhos produzidos em parcelas 100% Castelão e com um estágio mínimo de 36 meses (dos quais, pelo menos, 12 em garrafa) poderão utilizar a designação “Castelão Extreme”.
Espera-se que os primeiros vinhos Castelão Extreme cheguem ao mercado em breve, reforçando o prestígio dos Vinhos da Península de Setúbal e elevando a casta Castelão a um novo patamar de reconhecimento e qualidade.