Cultura

Autarquia de Palmela promove visitas guiadas ao Castelo e ao Centro Histórico

O Município de Palmela vai promover visitas guiadas ao Castelo de Palmela no próximo dia 29 de Julho (Sábado).

A iniciativa, que decorre desde o mês de março e termina em novembro, é acessível de forma gratuita para o público. A iniciativa da autarquia de Palmela também abrange visitas ao Centro Histórico da Vila. Todas as atividades são orientadas por António Lameira, Voluntário do Museu Municipal de Palmela, há 15 anos.

O Castelo de Palmela, também conhecido como o guardião do Sado está localizado a 238 metros de altitude e é um dos centros nevrálgicos do turismo da região.

O público poderá visitar o histórico monumento entre 29 de julho e 16 de setembro.

Um responsável da autarquia descreve o acontecimento como “um convite para descansar o olhar na paisagem, respirar e apreciar o património como fonte de bem-estar”.

O Castelo de Palmela foi classificado como Monumento Nacional por Decreto no ano 1910.

Foi construído entre os séculos VIII e IX e, nesse sentido, tem mais de 1200 anos de existência. Os Muçulmanos são os grandes responsáveis pela obra que, servia como fortificação e, e teve uma ampliação volumosa entre os séculos X e XII. ampliada de forma.

Ergue-se a 240 metros de altura acima do nível do mar, apresentando uma planta na forma de um polígono irregular e adaptada ao terreno montanhoso. Os rios Tejo, a norte, e Sado, a sul, assumiram durante vários séculos, uma função nevrálgica para movimentar pessoas e mercadorias, bem como para irrigar e fertilizar os campos de cultivo.

O monumento está cercado por três níveis de muralhas, sem fossos.

A primeira é chamada de “Linha Interna” e foi construída entre os séculos XII e XIII. É a mais antiga e, circunda duas torres cilíndricas e a torre de menagem (em dias sem nuvens, é possível ver através desta obra, a cidade de Lisboa, apesar de estar a mais de 40 quilómetros de distância da capital portuguesa).

A segunda é denominada “Linha Intermediária” e foi erguida no século XV. É composta por muralhas mais resistentes onde estão a praça de armas, a igreja de Santa Maria (renovada na época do Renascimento), o Convento e a Igreja de Santiago de Palmela.

Já a terceira, a “Linha Externa”, foi edificada no século XVII e está integrada por modernos baluartes, com o objetivo de resistir aos tiros de artilharia. Uma curiosidade, o Castelo foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1147, apenas 4 depois da fundação do Condado Portucalense.

As casas e ruas que pautam o Centro Histórico da Vila de Palmela foram crescendo ao longo dos séculos. À semelhança do Castelo, as mais antigas residências e vias foram edificadas durante a presença Islâmica. O próprio nome «Palmela» deriva do vocábulo «Balmala» usada pela comunidade muçulmana para identificar a localidade.

As visitas ao Centro da Vila têm como ponto de encontro, o Chafariz D. Maria I, às 9h30. Seguem-se as visitas guiadas ao Castelo, com início às 11h30, na Praça de Armas. A participação no evento acontece mediante inscrição que deve ser feita através do envio de um email para a conta disponibilizada pela Câmara Municipal de Palmela e pode ser feita até às 12h00 desta quinta-feira.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo