Amêijoa japónica sob o foco de megaoperação da Polícia Marítima em Palmela
Polícia Marítima centra-se na zona de Palmela em megaoperação.
A Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) da Polícia Marítima realizou, em 5 de Junho de 2024, uma megaoperação na zona de Palmela com o propósito de combater redes criminosas associadas à captura ilícita, comércio e tráfico internacional de amêijoa japónica.
A operação envolveu a execução de mandados judiciais de busca e apreensão não domiciliária, resultando na detenção de cinco pessoas e na constituição de quatro arguidos de nacionalidades Moldava e Ucraniana.
Foram apreendidas cerca de 12,3 toneladas de amêijoa japónica, quatro viaturas de carga, aproximadamente 3.500 euros em dinheiro, vários documentos relacionados com o transporte dos bivalves, além de apetrechos para acondicionamento e movimentação da carga.
Segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), as amêijoas apreendidas serão destruídas por não apresentarem condições necessárias para acautelar a rastreabilidade, estando impróprias para consumo humano.
Esta investigação, que durou quatro anos, foi conduzida pela UCIC da Polícia Marítima e contou com o apoio da Polícia Nacional Espanhola e da Autoridade Tributária (AT).