Atualidade

Palmela avança com nova Escola Básica e requalificações históricas

A Câmara Municipal de Palmela anunciou o lançamento do concurso para a construção de uma nova escola básica e justificou o cancelamento do festival FIAR. Além disso, estão previstos projetos de requalificação de vários locais públicos e históricos, incluindo a estabilização da ruína da Igreja de São Pedro da Marateca e a pavimentação de várias ruas.

Foi na reunião da Câmara Municipal, que ocorreu na tarde do passado dia 17 de julho na Biblioteca Municipal de Palmela, foi anunciado o lançamento do concurso para uma nova escola básica e os locais onde vão existir requalificações. Também se soube a razão do cancelamento do festival FIAR. A vereadora Maria João Camolas explicou que a Câmara sempre disponibilizou todo o seu apoio, nomeadamente na cedência de espaços de ensaio e de execução do programa cultural à organizadora do evento. No entanto, após uma avaliação cuidada do “estado de maturação dos projetos que iriam apresentar”, a associação do festival considerou que os projetos a apresentar não se encontravam no estado de maturação desejável para avançar no período acordado. O Festival Internacional de Artes de Rua estava agendado para os dias 19 e 20 de julho. Aguardam-se agora novas datas, mas a vereadora espera que o mesmo aconteça até ao final do ano, seguindo a mesma programação.

Ao lado, a vereadora Fernanda Pésinho deu a conhecer os planos para a nova escola básica de Palmela. O projeto contará com 8 salas de aula para o primeiro ciclo do ensino básico e 3 salas para a educação pré-escolar, com possibilidade de ampliação futura para mais 4 salas. Além das salas de aula, a escola terá biblioteca, polivalente, refeitório, salas de apoio e trabalho a todas as valências no ensino e recinto escolar. O projeto está em fase de concurso e descongestionará e qualificar a rede educativa na freguesia.

Numa outra vertente, foi lançado o concurso para adjudicação do projeto de estabilização estrutural da ruína da Igreja de São Pedro da Marateca. A futura intervenção deve evitar o colapso dos elementos construtivos que resistem e criar condições de segurança para visitar e receber atividades culturais para a comunidade. O município adjudicou também o projeto de requalificação do arruamento do centro histórico de Palmela, com prazo de execução de 100 dias. O empreendimento melhorará a acessibilidade, com intervenções nos passeios, escadas, rampas e outros espaços de permanência ou circulação, a pé ou de automóvel. Por último, foi adjudicada também a pavimentação da Rua das Alegrias, em Pinhal Novo; a pavimentação da Estrada dos Carvalhos, em Palmela e a abertura de concurso para pavimentação na Rua do Montinhoso, em Pinhal Novo.

A Câmara relembra ainda que vão decorrer intervenções de rastreio do cancro da mama de 23 de julho a 24 de setembro para todas as mulheres do município que foram convidadas a partir de carta ou SMS.

Em resposta às preocupações de outros vereadores, Maria João Camolas refere que, apesar de não existirem campos de férias para os jovens durante o mês de agosto, as juntas de freguesia desenvolvem uma série de atividades de ocupação de tempos livres. Relativamente ao aumento do número de gatos vadios no concelho, Fernanda Pésinho explica que decorrem campanhas de esterilização. No entanto, a frequência destas intervenções pode não ser suficiente devido à falta de apoio do Estado.

No fim da reunião, Norberto Sitima, em nome dos habitantes do concelho, trouxe pela segunda vez o problema dos esgotos no bairro Maria de Lurdes, em Palmela. Em resposta, o Presidente Álvaro Amaro transmitiu a boa notícia de que a reconstrução da fossa em iminência de ruir está para começar. O projeto foi adjudicado e a empresa responsável tem 60 dias para entrar em obra.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo