Obras em poceirão
Maker space promete incutir espírito criativo e empreendedor nas crianças através da experimentação. Município de Palmela irá avançar em breve com as obras de requalificação no Centro Cultural de Poceirão
O Centro Cultural de Poceirão foi inaugurado a 16 de abril de 2000, um projeto renovador para a freguesia de Poceirão que na sua maioria é composto por pessoas ligadas à ruralidade profunda de uma freguesia que se situa a cerca de 20 quilómetros da sede de concelho. O projeto começava a dar os primeiros passos pelas mãos dos arquitetos Gabriela Pereira e Pedro Cunha, no terreno era visível a obra começar a bom ritmo e em poucos meses na Rua Senhora da Graça ergueu-se um equipamento municipal que viria a ser inaugurado no mês da liberdade.
O equipamento cultural foi sofrendo pequenas alterações com o passar dos anos, com pequenas obras de melhoramento que tem sido realizadas pela Câmara Municipal de Palmela.
O edifício é composto por uma sala de eventos composto por um palco, a plateia não é fixa e tem uma lotação de 100 lugares.
Para além da sala de eventos, o Centro Cultural de Poceirão dispõe ainda de uma sala multiusos que tem lotação entre 15 e 20 pessoas.
O equipamento atualmente é sede de duas associações locais – Rancho Folclórico de Poceirão e Associação de Cultura e Desporto de Poceirão, o espaço ainda acolhe todas as atividades de programação regular de cultura que é desenvolvida pela autarquia.
A destacar dessas atividades estão as Noites de Serenatas, Comemorações do São Martinho, Comemorações do Mês do Teatro e a Semana da Dança.
Município investe na renovação do espaço
Foi durante a Semana Descentralizada da freguesia de Poceirão, que o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, apresentou na visita que fez ao espaço, o projeto que irá nascer no Centro Cultural de Poceirão.
Está prestes a passar por uma transformação significativa, com um investimento estimado de 109.308,27€.
A obra, que faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Operação Integrada Local (OIL) Poceirão e Marateca, incluirá a substituição de todas as caixilharias e vidros por modelos mais eficientes, bem como a instalação de estores reguláveis e uma pala com lâminas ajustáveis.
Recentemente, o edifício já recebeu painéis fotovoltaicos e uma substituição parcial do telhado.
Também no âmbito das intervenções no Centro Cultural do Poceirão, vai ter início o projeto, ambicioso, do maker space, um conceito de ambiente que visa estimular a criatividade, a aprendizagem prática e o pensamento inovador em jovens. É um espaço onde as crianças têm a oportunidade de explorar, criar, inventar e construir coisas usando uma variedade de ferramentas, materiais e tecnologias.
Também é assumida a vontade da direção do Centro Cultural de incluir um espaço destinado para uma biblioteca.