2.ª fase do projeto na Ribeira da Salgueirinha arranca em breve
A segunda fase do projeto já está adjudicado e arrancará muito em breve com a obra de regularização de mais 13 quilómetros
Esta era uma das obras mais esperadas ao longo dos anos pelos sucessivos autarcas que estiveram aos comandos da Câmara Municipal de Palmela. Uma obra que esteve várias vezes em discussão e em sucessivas reuniões públicas, também era uma obra aclamada pela população que passados mais de 40 anos, a Câmara de Palmela e o Governo do Partido Socialista (PS) conseguirem colocar mãos à obra e arrancar com a primeira fase que já está concluída.
Em comunicado, a autarquia de Palmela avança que a segunda fase da obra já tem projeto adjudicado por 282.900 €. Esta segunda fase irá contemplar os 7,6 quilómetros entre a nascente, localizada na Serra do Louro, e o Vale do Alecrim. O projeto irá sofrer intervenções em toda a linha de água, numa extensão de mais de 13 quilómetros.
O Município avança ainda que esta obra irá fazer com que o desempenho hidráulico seja benéfico para toda aquela linha de água, pois irá comportar a chamada cheia centenária.
O projeto vai contemplar ainda atravessamento nas localidades consolidadas da Lagoinha e Quinta do Anjo, incluindo atravessamento em duas estradas nacionais e uma autoestrada localizada naquela linha de água.
A obra também será comparticipada em custo na ordem de 85% pelo Fundo Ambiental até ao montante máximo de cofinanciamento de 3.740.000€.
A primeira fase da obra já está pronta, mas para os moradores junto à Rua do Alentejo a obra foi mal projetada naquele local, pois quando existe forte precipitação de chuvas, ocorrem inundações no local, deixando as acessibilidades com graves dificuldades de trânsito no local de acesso às moradias.