Cultura
Em Destaque

Tradição e cultura de mãos dada na “Queima do Judas” em Palmela

Palmela prepara-se para mais uma edição do “Queima do Judas” que irá percorrer o Centro Histórico da vila no próximo sábado.

No próximo dia 30 de março, pelas 21h00, o Centro Histórico e o Largo de São João, em Palmela, serão palco de uma das mais antigas tradições, a “Queima do Judas”.

Promovido pelo Município de Palmela em colaboração com grupos de teatro e o movimento associativo do concelho, este evento reúne centenas de participantes numa celebração marcada por simbolismo, tradição e cultura.

O “Queima do Judas” remonta a antigas tradições pagãs, ligadas à celebração do equinócio da primavera e ao renascimento da natureza. Este ritual, que acontece anualmente no Sábado de Aleluia, foi recuperado pela autarquia em 1995, como parte do Programa Municipal do Teatro.

O percurso do evento terá início no Largo dos Loureiros e passará por diversos pontos emblemáticos da vila, como o Largo do Município, a Praça Duque de Palmela e o Largo D. Afonso Henriques, entre outros, culminando num momento de convívio no Largo de São João.

Além de preservar uma tradição milenar, a “Queima do Judas” também contribui para a concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos, ao promover a cooperação entre diferentes entidades locais.

Palmela espera por todos para uma celebração única, onde a história, o teatro e a comunidade se encontram para celebrar o início de um novo ciclo de vida. A “Queima do Judas” é mais do que uma tradição, é um momento de união e renovação para todos os palmelenses e visitantes.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo