Setúbal

Setúbal diz sim ao novo Aeroporto na margem sul

A câmara sadina deu parecer favorável à contrução do novo aeroporto no Campo de Tiro que irá abranger os território do distrito de Santarém e de Setúbal, sendo que mais de 80 por cento ficará em terrenos no concelho do Montijo. A Câmara de Setúbal avança que é importante a construção do aeroporto

O tema está na atualidade e as várias autarquias do distrito de Setúbal avançam que o próximo Governo terá que decidir com alguma urgência a construção do novo aeroporto, e a melhor solução é a que foi votada pela Comissão Técnica Independente para os estudos da nova plataforma aeroportuária, Campo de Tiro de Alcochete, mas que de Alcochete só mesmo o nome, pois os terrenos escolhidos pertencem ao distrito de Santarém, por estarem no concelho de Benavente e os restantes ao distrito de Setúbal, por pertencerem ao concelho do Montijo.

Recentemente, a Câmara de Setúbal pronunciou-se sobre o processo de consulta pública, considerando favorável a construção do novo aeroporto naquele território.

Em causa estão vários aspetos favoráveis à sua construção, ambientalmente e a nível de estratégia a longo prazo.

Pois a construção da nova plataforma aeroportuária poderá ser benéfica para todos os territórios, embora que a construção de uma infraestrutura do género possa ser uma obra a médio e longo prazo, porque à volta do novo aeroporto irá também nascer uma cidade aeroportuária.

Mas no aspeto de expansão do novo aeroporto, é um local que a sua construção poderá precaver aumentos de futuro e como é uma construção de base zero, tudo terá que ser pensado ao pormenor para não ser um projeto que possa cair nos primeiros anos no erro de muitos que ficaram esgotados logo nos 5 ou 10 anos. A Câmara de Setúbal afirma que o documento aponta e bem para a “solução que apresenta mais vantagens”, sendo numa fase inicial uma modalidade dual, isto quer dizer, que nos primeiros anos de vida o Aeroporto Humberto Delgado poderá funcionar em parceria como do Campo de Tiro, até que esteja terminado a única plataforma aeroportuária que será a do Campo de Tiro. Em análise realizada pela autarquia sadina, o aeroporto do Campo de Tiro está mais bem cotado ambientalmente, de aumento de tráfego aéreo e sobretudo de saúde pública, porque ficará fora de um grande centro urbano. O parecer que agora foi pronunciado pela Câmara de Setúbal foi remetido à Comissão Técnica Independente com a sua indicação favorável para a implantação do novo aeroporto no Campo de Tiro.

Os terrenos que podem receber o novo aeroporto ficam perto da A13 e das principais vias rodoviárias, como a EN 10 ou a EN 4, mas o projeto ainda será contemplado com a linha de alta velocidade e está a menos de 40 minutos da capital. Para os autarcas sadinos ainda há muito a fazer até à construção do novo aeroporto.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo