Politécnico de Setúbal com mais 999 alunos no novo ano letivo
O IPS (Instituto Politécnico de Setúbal) acolherá quase mil novos estudantes segundo os resultados já conhecidos da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) para 2023/24.
Com 1212 vagas a concurso, a instituição de ensino alcança assim uma taxa de ocupação de 82,4%, registando uma ligeira subida, e o preenchimento total em 21 licenciaturas, de um total de 29 abertas a candidaturas. Outro dado relevante diz respeito ao número de candidatos que escolheram o IPS como 1.ª opção, que se situa nos 96,2%, um valor que regista uma subida de mais de quatro pontos percentuais face ao verificado no ano anterior e que faz do IPS a 4.ª instituição do Ensino Superior Politécnico com a maior taxa de candidatos em 1.ª opção.
Como áreas disciplinares de maior procura voltam a destacar-se as Ciências Empresariais, a Saúde e a Educação, com as respetivas escolas (ESCE/IPS, ESS/IPS e ESE/IPS) a preencherem a totalidade dos lugares a concurso. Para a presidente do IPS, Ângela Lemos, no ano em que o número de candidatos ao Ensino Superior diminuiu, os resultados alcançados “revelam o reconhecimento dos jovens e das suas famílias face ao contributo do IPS para o desenvolvimento da região, do país e do mundo, nomeadamente da Europa, consolidando o seu papel como Universidade Europeia”.
Recorde-se que, além dos estudantes colocados no Concurso Nacional de Acesso em todas as suas três fases, o número total a registar em 2023/2024 incluirá também os que sejam admitidos através dos concursos locais, regimes especiais de acesso, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), cursos breves, microcredenciais, pós-graduações e mestrados.
Estima-se assim “um aumento do número de estudantes no IPS, nomeadamente mediante novas formações de mestrado e de pós-graduações, revelando a importância da formação ao longo da vida, quer para os jovens, quer para os adultos”, acrescenta ainda a responsável. Os estudantes agora colocados devem efetuar as respetivas matrículas ‘online’ entre o próximo dia 28, segunda-feira, e 30 de agosto. Toda a informação pode ser consultada aqui. Para a 2.ª fase do CNA, cujo período de candidaturas arranca também na segunda-feira, prolongando-se até 5 de setembro, o IPS disponibiliza um total de 231 vagas.
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma instituição pública de ensino superior que se insere no subsistema politécnico. O IPS surge no âmbito da criação em Portugal da nova rede de ensino superior politécnica em 1979, integrando inicialmente as duas Escolas localizadas em Setúbal; a Escola Superior de Tecnologia (ESTSetúbal) e a Escola Superior de Educação (ESE).
Atualmente, o IPS engloba, para além destas, mais três Escolas: a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro) e a Escola Superior de Saúde (ESS). As atividades das cinco Escolas Superiores são coordenadas pelos Serviços Centrais. Existe ainda uma sexta unidade organizacional, orientada para o apoio aos estudantes: os Serviços de Ação Social (SAS), responsável pelo alojamento, alimentação, apoio psicológico e atividades desportivas e recreativas.
Enquanto instituição pública, o IPS tem como principal financiador o Estado, através das verbas inscritas no Orçamento de Estado, as quais são complementadas com receitas próprias provenientes de propinas, contratos de investigação e de serviços ao exterior. O recrutamento, seleção e avaliação do pessoal docente, e do pessoal técnico e administrativo não docente, estão enquadrados pelos respetivos estatutos de carreira, assim como por outras regulamentações centrais concebidas para todos os funcionários públicos. Por sua vez, o recrutamento do pessoal, tanto em números como em categoria, é igualmente limitado por lei e por constrangimentos orçamentais.
O Instituto Politécnico de Setúbal e as suas Unidades Orgânicas visam a formação de estudantes de elevado nível cultural, científico, artístico, técnico e profissional.
Para além da atividade de ensino e formação, o IPS tem ainda como objetivos a realização de atividades de pesquisa, investigação aplicada e desenvolvimento experimental, bem como a prestação de serviços, a cooperação em atividades de extensão educativa, cultural e técnica e a cooperação em projetos nacionais e internacionais, mediante intercâmbio com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras.