O IPS junta-se à ARTISET para promover Arte no Desporto
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) acolheu esta quinta-feira, 06 de maio, a exposição “Arte no Desporto”, uma iniciativa em conjunto com a ARTISET- Associação de Artistas Plásticos de Setúbal e com a Academia Olímpica de Portugal (AOP) que poderá ser visitada até dia 28 de maio no seu estabelecimento.
A inauguração teve lugar no átrio da Escola Superior de Educação de Setúbal e, a partir desse local, a exposição teve continuidade pelas bibliotecas do campus do Politécnico. O momento foi marcado pela presença da vice-presidente do IPS, Ângela Lemos, do Presidente da AOP, Tiago Viegas, do vereador Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setúbal e da presidente da ARTISET, Margarida Rodrigues.
A iniciativa integra o Programa Cultural Olímpico 2020-2021, um projeto da AOP que conta com a colaboração de mais de 100 entidades a nível nacional nas diferentes áreas culturais e tem uma missão muito clara de integrar a arte no desporto, o que aos olhos de Tiago Viegas, presidente da AOP, é indissociável, uma vez que “a cultura está inerente aos Jogos Olímpicos desde o início”.
O projeto foi pensado pela ARTISET no início do ano de 2020, com o intuito de envolver os seus associados numa exposição coletiva. No entanto, o alastrar da pandemia obrigou a associação a adiar a inauguração para meados de 2021. Margarida Rodrigues, presidente e artista da mesma, sublinha a importância de persistir na iniciativa, ao afirmar que “esta parceria com a Academia Olímpica é muito importante porque em tempos difíceis, ajuda os artistas a terem um objetivo e a darem um objetivo para a arte que estão a criar.”
Com o intuito de aliar o ensino à cultura e ao desporto e também pela sua forte ligação e referência no distrito, o Politécnico de Setúbal é a primeira paragem de um percurso até outubro, sendo que a exposição poderá ainda ser visitada em locais como Figueira da Foz, Casa da Cultura em Setúbal e Oeiras.
Sublinha-se, nas palavras da vice-presidente do IPS, Ângela Lemos, a importância de promover um ensino vocacionado para as diferentes áreas do saber e, esse pensar “numa perspetiva holística” provém de uma forte ligação a tudo o que é “a área da cultura, as artes, o desporto, a responsabilidade social.”