Atualidade
Em Destaque

Media digitais exigem igualdade: APMEDIO promete mudar as regras do jogo no jornalismo online

Os media digitais regionais unem forças para combater discriminação e garantir representação num mercado dominado pelo papel.

A nova Associação Portuguesa dos Media Digitais Online (APMEDIO) marca o início de uma luta por igualdade no sector da comunicação social. Formada por 22 órgãos de comunicação digital, entre os quais o Diário do Distrito, o Notícias de Lisboa, a Famões TV, a Notícias de Coimbra e a Aveiro TV, a associação quer enfrentar os desafios de um mercado que ainda privilegia o jornalismo em papel.

“Não nos sentimos representados pelas associações existentes,” afirmou António Guedes Tavares, presidente da direção da APMEDIO. A falta de equidade no acesso à publicidade institucional e os custos elevados dos serviços noticiosos, como os fornecidos pela Lusa, são algumas das principais queixas.

Digital cresce, mas direitos estagnam

Apesar de representar 5,2 milhões de leitores mensais, número que ultrapassa o alcance de muitos meios tradicionais, os órgãos digitais recebem apenas 2,4% da publicidade institucional do Estado. Esta disparidade, apontada como discriminatória, é um dos principais alvos da APMEDIO.

Outro ponto de reivindicação é a gratuitidade do serviço da Lusa para os media digitais regionais. “O investimento público ignora a relevância do digital, sendo hoje o principal meio de acesso às notícias para os leitores,” reforça o presidente.

Mudanças legislativas em discussão

A APMEDIO já reuniu com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a Visapress e representantes do Governo, incluindo um encontro agendado com Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares. A associação defende que as novas leis devem refletir a realidade digital: “As pessoas já não andam com jornais debaixo do braço, mas com telemóveis no bolso,” destacou António Guedes Tavares.

Estrutura forte para um sector emergente

A direção da APMEDIO é composta por António Guedes Tavares como presidente, José António Rajani Oliveira Dias como secretário e Miguel Garcia como tesoureiro. Com uma estrutura sólida, a associação quer liderar a transformação do sector, promovendo maior justiça e sustentabilidade para os órgãos digitais.

Campanha para novos sócios

A APMEDIO está em campanha de angariação de novos membros, apelando a todos os órgãos digitais que partilhem esta visão de igualdade e valorização do jornalismo digital. “Esta é uma luta de todos os que acreditam que o futuro da informação é digital,” conclui o dirigente. Recentemente o Jornal Concelho de Palmela também aderiu a esta nova associação.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo