Maria Madalena, “A Castiça” voz do fado, partiu
O Jornal Concelho de Palmela deixa os sentidos pêsames a todos os familiares e amigos da acarinhada Maria Madalena
A fadista Maria Madalena de Jesus faleceu, na passada madrugada de dia 6 de setembro, devido a complicações do seu estado de saúde.
Nascida no Porto, em 1943, mas residente no Pinhal Novo, concelho de Palmela, Maria Madalena cantou desde muito nova, como a própria referiu inúmeras vezes, sendo sempre um momento presente ao longo da sua vida.
No Norte, foram vários os concursos em que participou, bem como programas de rádio. Antes de se mudar para a região, morou em Algés, mas foi no Pinhal Novo que se fixou nos últimos anos.
Em entrevista, a fadista assumiu que o fado nasceu consigo e, com a sua voz a acompanhá-la desde pequena e a ser a sua grande paixão, abriu a casa de fados “A Castiça”, que se regia pelo género de “fado vadio” onde quem quisesse cantar, cantava – enquanto existiu, foi um sucesso.
A sua maior admiração era a fadista Fernanda Maria, mas “A Castiça” sempre teve orgulho na sua essência única e valor inabalável.
O seu reconhecimento está patente nas inúmeras mensagens de apoio, condolências e carinho que chegam na publicação de Fátima Brinca – amiga de Maria Madalena, que anunciou as complicações do seu estado de saúde e também o seu falecimento.
O Jornal Concelho de Palmela deixa os sentidos pêsames a todos os familiares e amigos da acarinhada Maria Madalena, a voz “castiça” do fado português.