Marchas preparam edição 2024
As reuniões estão a começar em todas as coletividades que vão participar na edição das Marchas Populares de Setúbal 2024, e tudo está em aberto, mas nada está a ser deixado para trás e a aposta das associações e coletividades é elevada com grandes surpresas a todos os níveis. Vencer é um dos objetivos, mas o mais pesado é o de muita animação para o público
A Câmara Municipal de Setúbal avançou nos seus meios de divulgação que o Regulamento Municipal do Concurso das Marchas Populares de Setúbal já está atualizado e encontra-se disponível para consulta de todos os participantes na edição de 2024.
Avança o município sadino que o novo documento incorpora sugestões e ideias que foram recolhidas junto de personalidades e coletividades locais.
A versão final foi publicada no Diário da República, 2.ª serie, n.º 19, de 26 de janeiro de 2024. Atualmente a autarquia salienta que está a aceitar candidaturas de participação de coletividades para a “Grande Marcha”.
As coletividades arrancaram o ano de 2024 em grande, o trabalho tem sido muito árduo e as participações de marchantes tem sido muito participada.
Foi no fim de 2023 que as redes sociais começaram a ser utilizadas para o anúncio do evento junto das comunidades que envolvem as coletividades que vão participar e aderência foi correspondida quase a 100 por cento.
Uma fonte ligada a uma dessas coletividades, avançou ao Jornal Concelho de Palmela que este é um dos maiores eventos de cariz cultural do concelho de Setúbal e por ser um evento também bairrista, coisa que ainda persiste em Setúbal, as comunidades dos vários bairros que vão participar neste evento, correspondem com grande relevo. Os participantes, na sua maioria jovens e pessoas de meia-idade, aderem com facilidade, porque para além de ser um intercâmbio de muita animação entre os participantes, também é forma de mostrar o orgulho que existe em defender o seu bairro.
A nossa fonte não deixa os mais idosos para trás: “Existem bairros que ainda os idosos conseguem dar uma lição de marcha aos mais novos (risos)”, para além da rivalidade saudável que existe entre as várias coletividades, existe sempre quem queira mostrar que o seu trabalho valeu a pena, pois são cinco meses de muitos ensaios, muitas provas de figurino e muitas horas de sono que se perdem.
O concurso é uma organização da Câmara Municipal de Setúbal e contempla três desfiles, divididos, um de apresentação (15 de junho), que se realiza na Avenida Luísa Todi e dois outros formatos de competição (21 e 22 de junho) que se realizam no Pavilhão Municipal das Manteigadas.
Estes dois últimos são para levar a sério, pois é aqui que o júri terá a noção de escolher a melhor das melhores que quase sempre existem convergências.