Cultura

Igreja de Santiago recebe Tapete de Arte Efémera e Exposição de Pintura

Pode visitar, até dia 21 de agosto, na Igreja de Santiago, no Castelo de Palmela, o Tapete de Arte Efémera e a Exposição de Pintura, alusiva ao Caminho de Santiago.

As obras estão patentes no local desde dia 22 de julho (Dia de Santiago) e, no dia da inauguração, para além de membros do executivo, como o presidente do município Álvaro Amaro e a vereadora da cultura, Maria João Camolas, estiveram presentes os artistas, representantes do Museu Nacional de Arte Antiga e a Embaixada de Espanha, entre outros convidados.

O Tapete de Arte Efémera (de seu nome Alfombra Mundial del Xacobeo 2022) é o desenho vencedor da edição deste ano, da autoria de António Cunha e a elaboração de Isabel Curto Castan.

A iniciativa agrega a participação de mais de 260 cidades e vilas, de 30 países, espalhados pelo mundo. A imagem ilustrada no Tapete remete para elementos característicos do Caminho de Santiago, bem como do Ano Santo Jacobeu – nomeadamente a vieira, o peregrino e a cruz. Os materiais utilizados para a confeção foram serradura de madeira, terra e sal.

A Exposição de Pintura é da autoria de Mário Costa, natural da Covilhã, e intitula-se “Peregrinos no Caminho de Santiago” em alusão ao principal viajante do Caminho de Santiago – o peregrino. São, no total, 24 obras, pintadas com aguarela e acrílico, sem tela. O artista já teve várias obras em exposições, espalhadas por Portugal, mas esta é a primeira relativa a este tema.

Palmela está associada à iluminação de uma projeção exterior dedicada ao Caminho de Santiago, que pode ser vista, de noite, até dia 7 de agosto, na parede exterior norte da Igreja de Santiago.  

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo