Sociedade

Fundação COI vai construir habitação para idosos em terreno cedido pela autarquia

O projeto acontece no âmbito da ELH - Estratégia Local de Habitação do Município de Palmela, com “acordo de colaboração celebrado com o IHRU”

Uma Estrutura Residencial Assistida/Habitação Colaborativa para pessoas idosas e portadoras de deficiência com autonomia, no âmbito da ELH – Estratégia Local de Habitação vai ser construída num terreno cedido pelo Município de Palmela.

Esta decisão foi aprovada, na reunião descentralizada de 21 de setembro, por unanimidade, e vai ainda ser sujeita à deliberação da Assembleia Municipal, informa a edilidade.

Localizada em Brejos dos Carreteiros, em Quinta do Anjo, a “parcela de terreno tem uma área de 5.330 m2, confrontando a norte com a Rua da Estremadura, a sul com a Rua do Alto Alentejo, e a nascente e poente com o domínio público municipal, e tem um valor patrimonial estimado em 190.140€”, esclarece comunicado enviado.  A “desafetação do domínio público”, bem como a “cedência em regime de direito de superfície” é tida por um “período de 50 anos”.

Este projeto insere-se na “medida 2.2”, que abrange “16 agregados familiares”, segundo o EHL da autarquia e “com acordo de colaboração celebrado com o IHRU em julho de 2021”, e cuja premissa da medida visa a “construção de alojamentos para pessoas idosas e portadoras de deficiência com autonomia, que vivam sozinhas ou apenas com idosas/os. Esta medida deverá ser promovida por entidades do terceiro setor”, pode ler-se na mesma nota.

A Fundação COI “aceitou o desafio”, e esta IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, “criada em 1981, tem alargado as suas áreas de atuação, disponibilizando à comunidade um conjunto diversificado de respostas sociais e serviços qualificados”, informa a autarquia.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo