Freguesia de Pinhal Novo defende gestão participativa e soluções práticas no encontro de autarcas
A participação da Freguesia de Pinhal Novo no Encontro Geral de Autarcas do Distrito destaca a sua abordagem de gestão participativa e os desafios enfrentados na transferência de competências.
A convite da ANAFRE e sob a coordenação de Gabriela Soares, a Freguesia de Pinhal Novo marcou presença no Encontro Geral de Autarcas do Distrito de Setúbal, que decorreu na Junta de Freguesia da Moita. Representada pelo Presidente Carlos Jorge de Almeida, o Tesoureiro João Lobo Espalha e o Vogal Paulo Garcia, a equipa de Pinhal Novo trouxe à mesa reflexões e sugestões sobre os obstáculos enfrentados com a Transferência de Competências para as Freguesias e a Lei das Finanças Locais.
Os autarcas sublinharam as dificuldades que a Freguesia enfrenta, com apenas um vogal em funções a tempo inteiro, limitando a capacidade de resposta em áreas como o recrutamento e os procedimentos de contratação pública. No entanto, a Freguesia de Pinhal Novo mantém um modelo de gestão participativa, que envolve diretamente os cidadãos e forças políticas locais na resolução dos problemas da comunidade.