Cultura

Festival promove produtos regionais

O Festival do Queijo, Pão e Vinho vai começar no dia 31 de Março, no espaço da Arcolsa, em S. Gonçalo, na freguesia de Quinta do Anjo. O evento mobiliza meia centena de expositores e participantes dos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal, onde se destacam 15 espaços de vinhos, nove queijarias, três de pão caseiro, doçaria, frutas, mel, frutos secos e hortícolas, que durante três dias vão promover os produtos mais emblemáticos da região

No ano passado, já sem as restrições da pandemia, a Arcolsa avançou com o retomar do Festival, que recebeu 18 mil visitantes. Francisco Macheta, responsável pelo Festival confessou “ficámos atónitos com tanta gente”, mas este ano “voltamos a apontar para 16 mil visitantes, nesta que é a 27ª edição”. Cada visitante pagará uma entrada simbólica de dois euros e receberá um copo reciclado. 

Os expositores envolvem produtores dos concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra, a participação da Câmara de Silves, os Queijos de Portugal através da ADREPES. 

Francisco Macheta garante “os visitantes irão ficar surpreendidos pois aumentámos a área coberta com mais uma tenda, a área de restauração com mais mesas no exterior e mais espaços de sombra para dar mais condições ao certame, que já é o maior evento de produtos locais da região” e lembrou “mais de 70 por cento dos visitantes são oriundos do lado norte da Área Metropolitana de Lisboa”. 

Para o responsável do Festival “temos sempre como objetivo manter a ruralidade e uma grande ligação aos produtores” e “defendemos a presença dos três municípios da Marca ‘Arrábida´ com a representação das câmaras de Palmela, onde se produz 100 por cento do queijo certificado de Azeitão, Setúbal e Sesimbra”. 

Arcolsa sonha com investimentos 

A Arcolsa continua a funcionar desde 1997, nas instalações da CAP, mas Francisco Macheta revela “estamos a negociar um contrato de cedência e comodato para nos candidatarmos a apoios e podermos dotar o espaço de melhores condições”. Outra medida que está a ser desenvolvida “aposta na melhoria do estacionamento e no desenvolvimento sustentável do ambiente e este ano acabamos com os copos de plástico, com as bebidas a serem servidas em copos reciclados”. Mas Francisco Macheta revela também que “estamos em contato com a União Europeia para que a nossa manteiga de ovelha seja certificada”. 

O que não pode perder… 

Na 27ª edição do Festival a organização destaca “há iniciativas que os visitantes não podem perder como a Corrida das Ovelhas, feita com as crias das saloias, os trabalhos de tosquia mecânica e manual, a fabricação de queijos e do pão, que são referências no festival”, mas “sobretudo queremos continuar a apostar no projeto ‘Adote uma Saloia’ onde desafiamos as empresas e a população para poderem ajudar a preservar a raça autóctone da ovelha saloia”. Os visitantes, que fazem deste evento, um ponto de encontro das famílias, que aqui podem provar os queijos, o pão caseiro, os vinhos, os licorosos, a doçaria regional, as hortícolas biológicas e as frutas, com destaque para os morangos. 

Na inauguração, destaca Francisco Macheta, “iremos contar com a participação de representantes de outros eventos, já que o Festival é o primeiro no calendário do concelho de Palmela” e estarão os organizadores do Mercado Caramelo, da Mostra de Vinhos de Fernando Pó, das Festas Populares do Pinhal Novo, da Feira Comercial e Agrícola do Poceirão e da Festa das Vindimas, entre outros. 

Programa do Festival 

Dia 31 de Março 

– 18h00: Inauguração na Tenda Gastronómica 

– 22h00: Atuação de Jorge Nice 

– 24h00: Encerramento 

Dia 01 de Abril  

– 09h30: Treino de Trail Queijo, Pão e Vinho 

10h00: Passeio “Terras de Queijo, Pão e Vinho – Capela de S. Gonçalo 

– 10h30: Demonstração de Atletismo – Picadeiro 

– 12h30/ 23h30; Atividades Equestres – Picadeiro 

– 14h00: Espetáculo de Rua SIM – Recinto do Festival 

– 16h00: Tosquia Mecânica e Tosquia Manuel – Picadeiro 

17h30: Sevilhanas – Tenda Gastronómica 

– 17h30: Corrida de Ovelhas – Ovinodromo 

– 20h00: Grupo Alluahá – Tenda Gastronómica 

– 22h00: Orquestra Ligeira SIM – Tenda Gastronómica 

– 24h00: Encerramento 

Dia 02 de Abril 

– 09h00: Passeio de Bicicleta Estrada – Recinto do Festival 

– 09h00: Passeio de Bicicleta TT – Recinto do Festival 

– 10h00/20H00: Programa Equestre – Picadeiro 

– 16h00: Tosquia Mecânica e Tosquia Manual – Picadeiro 

– 16h00: Cante Alentejano Mod’Alentejo – Tenda Gastronómica 

– 17h00: Cante Alentejano Grupo 1º Maio – Tenda Gastronómica 

– 17h30: Corrida das Ovelhas – Ovinodrómo 

– 20h00: Encerramento 

Outras atividades 

Batismos Equestres 

Dia 31Março: Batismos às 22h00 

Dia 01 Abril: Batismos (14 às 18h; 20 às 22h) 

Dia 02 Abril: Batismos (15 às 18h)  

Showcooking 

Dia 01 de Abril, às 18h30: Feijoada de Buzinas – Auditório 

Atelier Fogaça de Palmela 

Dia 02 de Abril, às 10h30 – Auditório 

Aprender a Fazer Queijo 

Dias 1 e 2 de Abril, às 10h00 – Museu do Ovelheiro 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo