Setúbal
Em Destaque

Exposição “cinco décadas de democracia” destaca transformações em Portugal no Politécnico de Setúbal

Exposição no Politécnico de Setúbal apresenta uma reflexão sobre as transformações em Portugal em 50 anos de democracia.

O Politécnico de Setúbal apresenta a exposição “Cinco Décadas de Democracia, o que mudou?”, uma viagem pela história recente de Portugal e pelas profundas mudanças que marcaram o país desde o início da democracia. A mostra, patente no átrio da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), estará aberta ao público até 29 de novembro, convidando a comunidade a refletir sobre o que se alterou em meio século.

Esta iniciativa do portal estatístico Pordata, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), explora temas centrais como natalidade, envelhecimento populacional, educação, trabalho, transportes e comportamento eleitoral. A educação é um dos temas de maior destaque: nos últimos 50 anos, o Ensino Superior em Portugal viu o número de estudantes multiplicar-se por cinco, refletindo um avanço significativo na formação da população.

Com um total de 22 infografias, a exposição faz uma análise comparativa do Portugal de 1970 com o Portugal atual, mostrando como a escolarização se universalizou, e como outras áreas se transformaram drasticamente. Além da exposição, o projeto inclui debates, conferências, publicações e mini-documentários, com um enfoque especial nos mais jovens, e alcança 650 mil estudantes de 400 instituições de ensino por todo o país.

Esta exposição itinerante percorre várias cidades e manter-se-á em circulação até abril de 2025, levando a um público alargado a oportunidade de entender melhor o trajeto democrático e social de Portugal.

Para mais informações sobre o projeto, consulte o site da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo