“Eu Participo Munícipes” 2022 concluído. Propostas estão disponíveis para votação
Várias propostas estão disponíveis para votação até outubro, com sessão final marcada para dezembro.
Várias reuniões decorreram na semana de 12 a 16 de setembro, no âmbito do projeto “Eu Participo Munícipes” 2022, com a conclusão do 2.º ciclo de sessões públicas.
Reunido com a população, o presidente do Município de Palmela, Álvaro Amaro, relembrou que este é um “processo de democracia participativa de carácter consultivo, através do qual a população pode contribuir para influenciar as decisões municipais ao nível dos investimentos e ações a realizar, bem como compromissos vertidos no Programa de Mandato do Executivo”, pode ler-se em comunicado enviado.
Foram divulgados os “resultados da participação no projeto”, entre 2017 e 2021, com a “votação nos últimos anos” a rondar os 3.500 e o “investimento municipal associado ao “Eu Participo”, entre 2019 e 2021” a “ultrapassar os 3 milhões de euros”, está escrito na mesma nota.
Para as propostas apresentadas atualmente em votação, pode contar-se, para a Freguesia da Marateca, com “Colocação de barreiras acústicas junto à Autoestrada” ou também com a “Pavimentação da Rua da Tábua de Salvação”.
Na Freguesia de Palmela, as propostas são a “Pavimentação da Estrada do Estaleiro dos Poços”, o “Saneamento Baixa de Palmela (EN212, Quinta das Asseadas e zonas limítrofes)”, a “Recolha de resíduos porta-a-porta na Rua Aljubarrota, em Aires”, a “Pavimentação da Rua Américo Alegria – Lau” ou “Pavimentação da Rua Bento de Jesus Caraça – Montinhoso”.
No Pinhal Novo, conta-se com o “Projeto M. Artes – reabilitação do 1.º piso “Santa Rosa”, “Pavimentação da Rua da Eira”, “Prolongamento da rede de água e pavimentação da Rua da Fraternidade – Terrim” ou “Pavimentação da Rua José da Cruz Coelho – Terrim (troço entre a Rua 1.º de Maio e a Rua 25 de Abril)”.
No Poceirão, poderá proceder-se, através da votação, à “Pavimentação da Rua da Etiópia”, à “Pavimentação da Rua Francisco Romão – Agualva” ou à “Pavimentação da Rua João da Costa – Asseiceira”.
Em Quinta do Anjo, o munício apresenta as propostas de “Requalificação da zona envolvente do Parque de Jogo e Recreio do Bairro dos Marinheiros”, “Saneamento na Rua Manuel João Lima Simões”, “Prolongamento do abastecimento de água na Rua do Faia – Quinta da Chapeleira” ou “Remodelação das zonas verdes da Rua 5 de Outubro – Colinas da Arrábida”.
Este ano, o processo de votação decorre online, “através da nova plataforma”, disponível no site do Município de Palmela, “acessível” pelo “computador, tablet ou telemóvel, sendo necessário estar devidamente registada/o para o efeito”.
“A votação poderá também ser efetuada em formato papel, mediante preenchimento de documento próprio, disponível nas Juntas de Freguesia do concelho e edifícios municipais ou através de SMS gratuito”, esclarece a autarquia local.
A votação decorre até ao dia 15 de outubro, com a sessão final, onde “serão anunciadas as propostas vencedoras”, com data marcada para dia 5 de dezembro.