Delegação portuguesa da JMJ recebida pelo papa
Na passada quinta-feira (30) o Papa Francisco recebeu em Roma a delegação portuguesa da JMJ. A comitiva integrou jovens de Palmela e autarcas de Lisboa.
O entusiasmo era demais e a emoção conseguiu apoderar-se da pequena equipa de representadas de jovens da Paróquia de Palmela, quando o Santo Padre, Papa Francisco, entrou na sala de audiências para receber e cumprimentar a delegação portuguesa que organizou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal este ano.
Para além da representação de jovens de quase todas as paróquias, também fizeram parte da comitiva o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, e o Cardeal e Bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar.
O Cardeal, que também é o presidente da Fundação da JMJ levou os cumprimentos mais especiais do Papa Francisco, que salientou: “Não preciso de te dizer nada mais, as palavras são poucas para descrever os seis dias que passamos todos, todos, todos, em Lisboa e na Jornada Mundial da Juventude”.
O Papa Francisco dirigiu-se a todos os representantes e jovens dizendo “obrigado. Obrigado pelo que se fez. Obrigado por toda a estrutura que montaram para que a Jornada fosse o que foi: um encontro de grandes emoções!”, lembrou ainda os dias passados em Lisboa e Fátima, e não poupou os elogios à gastronomia portuguesa. “Recordo também os pastéis, que são tão bons”.
No final da audiência, o vice-presidente da Câmara de Lisboa ainda teve oportunidade de entregar o Relatório Final da JMJ, documento do Município de Lisboa e também uma carta dirigida ao Papa Francisco, pelo presidente Carlos Moedas.
“Palmela esteve bem representada”
De Palmela até Roma rumou um grupo de jovens e elementos que estiveram na organização ao acolhimento de jovens na Paróquia de Palmela.
A emoção tomou conta da equipa de Palmela durante os dias em que estiveram por Roma.
Segundo os jovens que estiveram em Roma no contacto com o Santo Padre, afirmam ter voltado a relembrar os momentos que tiveram em agosto deste ano nas JMJ.