CT da Autoeuropa recua na greve agendada, mas continua com pé no travão
Sindicados SITE-SUL e STASA mantém pré-aviso
Após uma mensagem que chegou da direção da Autoeuropa a todos os trabalhadores na passada segunda-feira, dia 14 de novembro, a Comissão de Trabalhadores (CT) quer cancelar a greve marcada para 17 e 18 de novembro.
O esclarecimento foi dado à Lusa, pelo coordenador da CT da Autoeuropa, Rogério Nogueira, acrescentando que a direção da fábrica automóvel está disponível para a retoma do diálogo com a CT, com reunião agendada para dia 25 deste mês.
Há, no entanto, dois sindicados – o SITE-Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, e o STASA, Sindicato dos Trabalhadores do Sector Automóvel, – a mostrarem-se relutantes e a manterem o pré-aviso da greve.
A conversa que decorrerá da administração da Autoeuropa e da CT, informa a Lusa, passará por ouvir e tentar solucionar todas as reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, no que respeita ao aumento salarial.
A direção ressalva ainda que “as medidas adicionais resultantes do empenho conjunto da Volkswagen Autoeuropa e da CT, deverão ser consideradas como aditamento ao acordo laboral vigente”.
Em comunicado, o SITE-Sul considera que não lhe resta alternativa que não seja a manutenção da greve e apela aos trabalhadores para que “mantenham a firmeza e não embarquem em mensagens ilusórias”.
Numa nota enviada, o STASA diz que se exigem “aumentos salariais que revertam a perda do poder de compra, não declarações de intenções” da administração da fábrica da Volkswagen.