Centenas de pessoas viajaram ao século XII na abertura da Feira Medieval de Palmela (c/fotos)
Várias pessoas assistiram ao espetáculo de abertura da Feira Franca e deambularam pelo recinto do certame
“Mesteirais e outras gentes na Palmela no século XII” – é este o mote envolvente de mais uma edição da Feira Medieval, que foi inaugurada dia 23 de setembro, o primeiro dia de certame, com o ambiente ao pôr-do-sol que criou o cenário ideal, e que invocou figuras da época, vestidos a rigor e com semblante dedicado ao que a festa exigia.
Organizada pelo município, a própria corte real transpareceu este facto, com a El Rei D. Sancho a ser o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, e a rainha, D. Dulce a vereadora Maria João Camolas. Também o presidente da Junta de Freguesia, Jorge Mares, representou o seu papel nas comitivas régia e concelhia, juntamente com a autarquia.
Várias pessoas assistiram ao espetáculo de abertura da Feira Franca e foram convidadas a divertirem-se e a usufruir de todos os espaços patentes no certame, que oferece desde camelos a variadas oficinas participativas.
Todo o Castelo de Palmela, bem como o centro histórico da vila, está decorado e enfeitado a primor durante o fim-de-semana e convida munícipes e visitantes a conhecer o recheado programa e a percorrer as várias ruas com stands expostos.
A autarquia promoveu espetáculos, torneios, cortejos, música e dança, artes e ofícios, oficinas temática e gastronomia, com a possibilidade de vislumbrar ainda vários animais, e, inclusive, apadrinhar alguns.
Relembramos que será ainda feito este sábado um passeio inclusivo, que permitirá às pessoas cegas e com dificuldades visuais a descobrir “a textura dos objetos, os cheiros, os sons do ambiente e a música da época”, informa o município.
A Feira Medieval de Palmela decorre entre os dias 23 e 25 de setembro, com o valor de 3 euros por dia, ou com a possibilidade de adquirir o passe de 3 dias pela quantia de 6 euros. No fim-de-semana, as portas abrem-se às 14h00 e encerram às 24h00.