Campanha “Mudar a História do VIH” abraçada por Palmela
A Câmara Municipal de Palmela vai divulgar a campanha “Mudar a História do VIH”, durante o mês de agosto, em parceria com a Associação Abraço, responsável pela iniciativa, que comemora o seu 30º aniversário.
No site do município e nas redes sociais poderá encontrar-se, nos dias 1, 16 e 31, três vídeos de sensibilização, integrados na campanha. O objetivo, segundo nota enviada, é “combater o estigma social, através do retrato da realidade atual e da sensibilização para a importância do rastreio ao VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) e outras DST (Infeções Sexualmente Transmissíveis)”.
O principal ângulo incide na tentativa da mudança de mentalidade quanto ao modo de transmissibilidade do VIH e na forma em como as pessoas comumente olham para os portadores do vírus. O mote está, assim, na compreensão de que quem “tem esta doença tem hábitos e vidas normais”, pretendendo-se combater “o preconceito e discriminação”, explica a mesma nota.
A Associação Abraço é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) que tem várias delegações pelo país, inclusive em Setúbal, e ao longo da sua existência auxiliou pessoas infetadas pelo VIH e com outras DST, bem como disseminou informação essencial, desde a prevenção ao tratamento.