Sociedade

Associação Humanitária de Bombeiros de Palmela celebra 85º aniversário

Formatura a começar, carros no Largo de S. João e não é para socorrer ninguém – antes, celebrou-se o 85º aniversário dos Associação Humanitária dos Bombeiros de Palmela (AHBP).

Várias pessoas guardaram a manhã de domingo para se juntarem às comemorações. Viram-se familiares emocionados, amigos animados, munícipes orgulhosos e autarcas a felicitar a corporação que defende a população, que auxilia e ajuda quem precisa, voluntariamente, desde 1937, com gerações e gerações a ser membro da equipa dos soldados da paz.

Na mesa da Sessão Solene de Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros de Palmela marcaram presença o presidente da Assembleia Geral da AHBP, Adriano Tiago, o presidente da Direção da AHBP, Octávio Machado, o Comandante da AHBP, João Guerreiro, o Comandante Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Elísio Correia, o vice-presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, José Calado, o vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Eduardo Correia e o Comandante Operacional Distrital de Setúbal, João Pinto.

Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, Dulce Marques, representante da Assembleia Municipal de Palmela, Jorge Mares, presidente da Junta de Freguesia de Palmela e António Mestre, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo, foram os autarcas que integraram o painel.

De entre os vários discursos feitos, muitas palavras foram ditas e todas a ressalvar o trabalho, empenho, dedicação, resiliência, honra e missão de todos os bombeiros que integram a corporação. Relembrou-se o fatídico dia 13 de julho, em que ocorreu o incêndio de Palmela, e em que estas mulheres e homens lutaram contra as chamas e o fogo que ameaçou a vila.

Pediu-se dignificação, por uma associação que serve a população e que, para o fazer, depende de apoios para conseguir ter os meios que permitem o socorro. Ouviu-se também que, para além dos carros, também o equipamento inerente, acarreta um custo avultado, para além de todas as restantes despesas.

Tomadas de posse, honras, medalhas e atribuições… Também condecorações se orgulham os bombeiros de ter, sendo essa uma prova do valor e dedicação por desempenhar um papel assíduo e importante na proteção de toda a população de Palmela.

As comemorações terminaram com um almoço promovido pela AHBP, no quartel, para todos os convidados, num momento de convívio e fraternização, que terminou com o soprar das velas, como símbolo de 85 anos de vida destes “voluntários por opção”, mas que são “profissionais na ação”.  

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo