Atualidade

Associação das Vindimas revela cabeças de cartaz

Os 60 anos da Festa das Vindimas vão ser assinalados com um cartaz de luxo e novas iniciativas que querem ser imagem de marca da mais emblemática Festa do concelho de Palmela e a mais antiga do país. André Cabica é o presidente da Associação, a par de uma equipa onde predominam os jovens para que a 60ª edição seja uma referência e imagem de marca

“Enquanto houver um palmelão, as Festas nunca acabarão” foi o lema deixado pela vereadora Maria João Camolas, que tem uma vida dedicada ao evento.

Para a responsável da Cultura, a Festa das Vindimas “é uma grande montra do movimento associativo” e apesar de reconhecer “os desafios são grandes e os problemas também, mas não quero deixar de agradecer a todas as pessoas que iniciaram e continuam a apoiar as Festas”.

Palmela pioneira na Festa das Vindimas

A Casa Mãe teve lotação esgotada para assistir à apresentação do Cartaz da edição que assinala os 60 anos da Festa das Vindimas.

Jorge Mares, presidente da Junta de Freguesia de Palmela, começou por “destacar a grande participação de jovens, que são o certificado de garantia da continuidade das Fes.tas, que envolvem muito trabalho e muitas alegrias”.

Palmela é pioneira, lembrou o autarca, e “uma marca indelével do concelho e não podemos esquecer os fundadores, que em tempos muito difíceis se uniram com as pessoas do campo, os ranchos e as coletividades, que foram os visionários de Palmela”. Jorge Mares fez questão de destacar “Álvaro Cardoso, quem sonhou e concretizou com 13 elementos da sua equipa um evento que traz a Palmela milhares de pessoas do concelho, da região e do país”.

O presidente de Palmela lembrou “a matriz das Festas são os vinhos e o moscatel”, porque “Palmela é a capital do vinho” e “este ano começamos a Festa em Maio”.

A força do amor com coração

O presidente da Festa das Vindimas, André Cabica, destacou “a cerimónia simples e modesta” para dar a conhecer a edição dos 60 anos do evento. O azul forte, o cacho de uvas (a tradição da Festa), a parra a representar a eleição da Rainha e o coração que representa o amor são os componentes para que a Festa continue a ser uma marca de excelência.

Depois de destacar a homenagem a Filomena Cardoso, André Cabica anunciou “iremos começar o peditório mais cedo e disponibilizar camisolas, bandeiras e copos reutilizáveis”, mas “continuaremos a ter a eleição da Rainha das Vindimas, a pisa e benção do mosto, o cortejo, o passeio motard, a rampa das vindimas e 1º trail da Festa”.

Miguel Jesus será o responsável pelo cortejo, que terá como tema “o amor ao concelho”. O jovem criador destaca como “maior manifestação de amor as coletividades e instituições e iremos desafiar todos a fazerem parte do cortejo e contarem histórias de amor”.

Na apresentação do cartaz, que tem como artistas Emanuel, José Cid, Rodrigo Leão, Banda Fogo Fogo, André Sardet e David Carreira, quem atuou foi o Grupo Coral da Humanitária, que de vozes bem afinadas, deliciaram os presentes com temas da música tradicional português.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo