Sociedade
Em Destaque

A limpeza é um pelouro difícil!”

Alguns moradores alertaram o JCP para problemas sobre a limpeza, revelando que não compreendem as lacunas existentes. O JCP contatou com o vereador Pedro Taleço, responsável por este pelouro que reconheceu “trata-se de um pelouro difícil, mas estamos atentos para procurar as melhores soluções”

Apesar de reconhecer, que nos últimos tempos existem melhorias na limpeza, os moradores não deixam de alertar para que haja uma melhor intervenção. 

O JCP contatou com Pedro Taleço, vereador responsável pelo pelouro, que lembrou “ao abrigo do processo de descentralização desde o início do ano que as competências em matéria de higiene urbana passaram para as Juntas de Freguesia”. 

O autarca socialista reconhece “trata-se de um pelouro difícil onde as brigadas de Higiene Urbana da Divisão de Serviços Urbanos chegaram a ‘segurar’ o serviço nas vilas de Palmela e Pinhal Novo com 4 ou 5 operacionais”. 

A situação “foi-se alterando progressivamente no mandato anterior o serviço foi estabilizando, funcionando em média com 7 elementos e reequipando-se com aspiradores urbanos e 2 varredoras”, sublinha. 

E adianta “esta melhoria foi comprovada pela diminuição anual e consistente de aproximadamente 20% das reclamações remetidas autarquia de 2019 a 2022 (não contando 2020 por ser atípico) em relação a esta área de trabalho”. 

A limpeza depende da colaboração dos munícipes 

 A transferência para as freguesias, explica, “reforça, e bem, os recursos humanos em algumas freguesias para o dobro pelo que é expetável que os bons índices de higiene urbana se mantenham ou mesmo melhorem”. E acrescenta “Importa dizer que o lixo que retiramos das ruas tem origem na ação humana e como lidamos com os resíduos que produzimos no momento da deposição”. 

Pedro Taleço não deixa de reconhecer, que o lixo “não cresce nos passeios por si só, alguém o colocou no chão ao invés de usar os contentores ou papeleiras”. Mas frisa também “ a limpeza das nossas ruas depende, primariamente, de todos nós”. 

Empresas contratadas têm que colaborar mais e melhor 

O vereador aborda também a área da manutenção de espaços verdes e jardins, que “é realizada em grande parte por empresas contratadas, mas também é matéria que, atualmente, integra as competências das Juntas de Freguesia”. E lembra ”foi uma área que em determinadas alturas foi afetada pelas dificuldades das empresas em colocar o pessoal previsto nos contratos no terreno, mas que se encontra nesta altura também com bons índices de satisfação, considerando as reclamações e inquéritos no âmbito do Eu Participo”.  

Pedro Taleço destaca “remodelámos ainda diversos espaços como as pracetas na Confidente, Salgueirinha e rotundas em Pinhal Novo, os verdes do jardim de Aires, a substituição de floreiras e melhoria de diversos espaços pública ajardinados na freguesia de Palmela”. 

A Câmara “continua a manter a responsabilidade plantações e podas de árvores em todos os espaços públicos não inseridas em jardins com contratos de manutenção”, sublinha e acrescenta “este ano de Dezembro até hoje estamos a ultrapassar as 600 árvores podadas e 200 plantações em espaço urbano, nomeadamente reposição de espécies e caldeiras por ocupar. Os trabalhos continuam até Março”. 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo