Cultura

A chuva não quis faltar… Pisa da Uva e Bênção do Mosto regressam a Palmela

Centenas de pessoas assistiram ao evento mais emblemático da Festa das Vindimas, único no país e que decorreu na manhã deste domingo, frente à Igreja de S. Pedro, com Filipe Cardoso a anunciar que o grau do mosto atingiu os 13 graus.

As nuvens prometiam uma manhã chuvosa que apareceu enquanto decorria a pisa da uva, que chegou forte, mas de pouca duração.

O cortejo dos camponeses chegou com a participação de duas dezenas de crianças com os seus cabazes de uvas, os ranchos folclóricos da Casa do Povo de Pinhal Novo e Associação Cultural do Forninho, o cavalinho da Sociedade Humanitária, as uvas para a pisa, onde não faltou a égua, a ovelha e os pombos da Sociedade Columbófila.

E em ritmo de alegria com a dança e a música, soltaram-se os pombos, depois de alguma recusa porque a chuva quis marcar presença.

Depois da uva pisada, o mosto foi colocado em pequenos barris, transportados até ao altar pela Rainha das Vindimas, presidente da câmara, o presidente da Associação das Festas, o presidente da Junta de Freguesia de Palmela, o presidente da Assembleia Municipal e o presidente da Confraria do Moscatel. A chuva acabou por adulterar o grau do mosto, que se aproximou dos 13 graus.

A Eucaristia e a Ação de Graças levaram até ao interior da Igreja centenas de pessoas, que agradeceram as colheitas.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo