Setúbal reforça combate a incêndios com novo veículo de alta tecnologia
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) acaba de receber um novo veículo urbano de combate a incêndios, moderno e equipado com tecnologia de ponta, num investimento de 334 mil euros pela Câmara Municipal. O veículo substitui um modelo com mais de 30 anos e promete revolucionar as operações de socorro na região.
![](/wp-content/uploads/2025/02/Bombeiros-Sapadores-2-780x470.jpg)
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS) deu um salto tecnológico no combate a incêndios com a aquisição de um novo veículo urbano de alta desempenho. O equipamento, apresentado no dia 10 de fevereiro pelo presidente da Câmara, André Martins, representa um investimento significativo de 334 mil euros (mais IVA) e vem substituir um modelo com mais de três décadas de serviço.
O veículo, classificado como categoria M2 e conforme a Norma Europeia 1846, foi projetado para intervenções em áreas urbanas, industriais e tecnológicas. Segundo o comandante da CBSS, David Domingues, esta aquisição faz parte de um plano de renovação da frota, essencial devido ao elevado desgaste a que os veículos dos bombeiros estão sujeitos.
Equipado com tecnologia de ponta, o novo veículo destaca-se pela caixa de velocidades automática, uma novidade na frota da CBSS, e pela capacidade de transportar até seis elementos da equipa de socorro. Além disso, está repleto de equipamentos avançados, como agulhetas de alta pressão, extintores de CO₂, sistema de espuma de alta e média expansão, carretel de alta pressão, iluminação noturna (com mastro e balão), ventilador para extração de ar contaminado, motosserra, escada extensível, detetor de gás e câmara térmica.
O veículo também conta com um tanque de água de 3000 litros e uma bomba centrífuga de alta e baixa pressão, capaz de debitar 3000 litros por minuto a 10 bar ou 250 litros por minuto a 40 bar. Para garantir a segurança dos bombeiros, o veículo está equipado com cinco aparelhos respiratórios isolantes na cabine e mais cinco de reserva.
Este reforço na frota da CBSS não só moderniza as operações de socorro em Setúbal, como também eleva a segurança da população e das infraestruturas da região. A aposta da Câmara Municipal em meios de socorro de última geração reflete um compromisso claro com a proteção civil e a resposta eficaz a emergências.