Desenvolvimento da Mobilidade Urbana Sustentável avança apesar da incerteza sobre novo Aeroporto
O presidente da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) destacou que, embora a decisão sobre o novo aeroporto seja crucial para o Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável, não deve deter o progresso das medidas de resposta às necessidades das populações.
![](/wp-content/uploads/2022/11/autocarro-carris-palmela.jpg)
O presidente da TML, Faustino Gomes, realçou a importância de avançar com o Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMMUS), independentemente da incerteza em torno do futuro aeroporto de Lisboa. Faustino Gomes destacou que embora o novo aeroporto seja um fator a considerar, não deve ser uma barreira para a implementação de medidas que atendam às necessidades das comunidades locais.
“Nós temos um processo de cenarização e um dos cenários será o novo aeroporto numa ou outra localização, para se perceber de que forma é que, nesse processo de cenarização, podemos utilizar o novo aeroporto ou até a terceira travessia (do Tejo) ou a alta velocidade no Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMMUS)“, afirmou o presidente da TML.
O presidente da TML, destacou ainda toda a dinâmica do plano, destacando a capacidade de adaptar e ajustar as medidas conforme necessário para garantir a eficácia da mobilidade urbana sustentável.
O PMMUS procura assim melhorar a mobilidade urbana em Lisboa e na região metropolitana, reconhecendo a necessidade de soluções abrangentes que atendam aos desafios locais e regionais.
O presidente da TML falou após a primeira sessão de apresentação pública do PMMUS, destacando o objetivo de envolver as comunidades na elaboração do plano. Sublinhou ainda a importância de costurar políticas locais e regionais para alcançar uma mobilidade urbana sustentável e revelou que o plano inclui uma Avaliação Ambiental Estratégica.
O desenvolvimento do PMMUS, orçado em 300 mil euros, reflete o compromisso da TML e dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa em promover uma mobilidade mais sustentável e inclusiva.