Uma Freguesia com futuro
A poucos quilómetros do futuro novo aeroporto de Lisboa, o Poceirão é uma localidade que já foi freguesia e que agora está anexa à Marateca, mas não deixa nunca de ter as suas raizes próprias de gente modesta e humilde que todos os dias parte de madrugada para os campos verdejantes de um jardim de vinhas que dá grande destaque ao Poceirão que se prepara para receber grandes investimentos na área das infraestruturas ferroviárias e rodoviárias
A 21 quilómetros da sede de concelho, a localidade de Poceirão é vista no alto pela sua torre caraterística da fábrica de Malte que se instalou às portas da aldeia há algum tempo.
A localidade fica no centro das rodovias, como a EN4 ou a EN5, esta última que entra dentro da aldeia vindo da EN10 ou IC1.
Já a EN4 também atravessa a localidade, mas pela área limítrofe da antiga freguesia que agora com a nova lei da agregação de freguesias se terá juntado à Marateca e formado a União das Freguesias de Poceirão e Marateca, processo esse que foi realizado em 2013.
O Poceirão sempre foi conhecido pelo parente pobre do concelho de Palmela, com uma área com 147,07km2 e com 4 758 habitantes (números dos últimos censos 2011), Poceirão sempre viveu do mundo agrícola que desde muito cedo se instalou na região.
Conhecido ainda pelo desenvolvimento e lutas das gentes caramelas, a antiga freguesia desde logo muito cedo começou a lutar pelos seus objetivos, lutas essas que foram marcando ao longo dos tempos, as caraterísticas de Poceirão.
Lutas essas que recordamos uma que ficou bem marcada na mente de todos, decorria o ano 2008, quando uma vasta coluna de tratores e alfaias agrícolas rumaram à capital de distrito (Setúbal) para os agricultores desta região mostrassem o seu desagrado com as políticas agrícolas que o Governo exercia na altura. A manifestação acabou por ser interrompida pela coluna da Polícia de Segurança Pública que trancou os manifestantes e as suas máquinas de seguirem viagem até ao Governo Civil (entidade que foi extinta) para mostrarem o seu desagrado.
Esta foi uma das lutas várias que foram travadas pelas gentes de Poceirão, mas não se ficaram por estas lutas, havendo mais que fizeram notícia de jornais mesmo nacionais.
Poceirão é uma localidade que sempre se preocupou com o desenvolvimento em todas as áreas, mas aquela que mais se destacou foi a vinícola, é uma região que tem orgulho nos seus agricultores e produtores de vinho, sendo uma região que já se destacou várias vezes em concursos nacionais e internacionais de vinhos. Mas será que Poceirão será uma das localidades fulcrais para o novo aeroporto? A questão da instalação do novo aeroporto está em discussão e a presidente da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, Cecília Sousa, acredita que o Poceirão poderá estar no “olho do furação” e será uma localidade que ainda todos vão ouvir falar e muito. A autarca lembra ainda que em breve o Poceirão e a União de Freguesias vão sofrer um investimento avultado por parte das Infraestruturas de Portugal, com o alargamento da via ferroviária e com esta obra a tão pedida obra da passagem desnivelada irá ser uma realidade. Cecilia Sousa lembra ainda que a estação ferroviária de Poceirão pode ser importante para a economia nacional mas também para o transporte das populações a nascente do concelho de Palmela.
Recentemente o Poceirão viu também outro investimento do Estado ser aprovada, a construção do novo posto da GNR, que irá ser apresentado na Semana Descentralizada que a Câmara de Palmela irá realizar na próxima semana naquela localidade.
A iniciativa que é promovida para autarquia de Palmela, será composta com visitas e reuniões com entidades públicas e privadas, o executivo irá ouvir as populações.