Dois arguidos por suspeitas de maus-tratos a idosos em Lagameças
Duas pessoas foram constituídas arguidas
Duas pessoas já foram indiciadas após uma investigação num lar clandestino situado em Lagameças, concelho de Palmela, os detidos são agora acusados de vários crimes como negligência e maus-tratos a idosos, revelou esta sexta-feira a Polícia Judiciária de Setúbal.
Em comunicado, a PJ afirma que “duas pessoas foram apontadas como arguidas, mas as diligências prosseguem e não podemos descartar a possibilidade de haver mais arguidos no processo”, explicou à Lusa o diretor da PJ Setúbal, João Bugia.
Segundo informou o diretor da PJ, a investigação começou com uma denúncia sobre alegadas negligências e abusos de idosos que permaneceram nas instalações sem as devidas autorizações, e terminou ontem.
“Após uma denúncia direta, foi instaurado um inquérito para provar o seu fundamento”, disse João Bugia, acrescentando que o apartamento secreto foi instalado em edifícios destinados a atividades agrícolas e não reunia as condições mínimas para o exercício da atividade.
Segundo o jornal Expresso, tratava-se de um barracão com duas casas de banho para 27 idosos.
Uma operação de busca realizada pela PJ na casa secreta dos Lagameças, em colaboração com a Autoridade de Segurança Social, Alimentar e Económica (ASAE) e o Delegado de Saúde de Setúbal, identificou 27 idosos, cinco dos quais foram encaminhados de imediato para o Hospital de São Bernardo.