Gatinhos da CROA vão mudar de casa para um novo espaço
Prevê-se, para além da melhoria deste novo alojamento, a criação de uma zona de lazer para os bichinhos.
O CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Palmela concluiu obra de requalificação, que permite dar um novo abrigo para os gatos que se encontram neste centro.
Consistiu na remodelação e requalificação do antigo canil do município, que passou a ser gatil, com um aumento de capacidade para 40 animais e a separação efetivo de cães e gatos nos devidos locais.
No dia 18 de agosto, a vereadora da área da Autoridade Veterinária e Bem-estar Animal, Fernanda Pésinho, visitou o espaço: “Pretendeu-se aproveitar ao máximo a construção existente e, ao mesmo tempo, conferir-lhe conforto, através da utilização de materiais naturais, como a madeira, não descurando a necessária higienização”, explica a vereadora, conforme está escrito em comunicado da câmara.
Para além do melhoramento do espaço interior, foi substituído o telhado e instalado novo equipamento. Foram ainda “tidos cuidados como a separação das zonas de alimentação, de dormida e de dejetos”, bem como instaladas prateleiras dinâmicas, posicionadas em alturas diferentes, como um incentivo “à mobilidade dos animais”.
Foi criada “uma zona de receção das caixas de abrigo e uma sala de cirurgia”, que possa vir a ser utilizada “para a realização de tratamentos” e campanhas de “esterilização de gatos pertencentes às colónias do concelho” feita pelo município. Uma segunda fase de obras deverá arrancar em setembro, com a criação de uma “zona de recreio exterior”, pode ler-se na mesma nota.