Desporto

Pedro Pichardo: “A única maneira que tenho de retribuir a minha gratidão é com resultados”

O recém campeão mundial de triplo salto, Pedro Pichardo, foi homenageado esta quarta-feira, dia 3 de agosto, por mais uma vitória que honra a cidade de Setúbal. 

No Complexo Municipal de Atletismo do Vale da Rosa, à chegada, decorria um treino do atleta, onde se pôde observar em primeira mão o exercício de preparação que Pichardo, residente no Pinhal Novo, faz para as participações das quais tem saído destacadamente vitorioso, ao lado do seu pai e treinador, Jorge Pichardo.

Pelo segundo ano consecutivo, o atleta, nascido em Cuba, foi homenageado com uma placa alusiva à sua conquista mundial (a primeira marcou o título de campeão olímpico conquistado em Tóquio), com a ressalva de que “outras se esperam” ao lado destas duas já existentes.

Pedro Pichardo assume que “prefere saltar triplos a falar”, não podendo “deixar de agradecer a todos os presentes e a Portugal” o apoio prestado. Agradece ao município, sublinhando que este oferece “todas as condições de treino” que ele precisa.

“A única maneira que tenho de retribuir a minha gratidão é com resultados e até acabar a minha carreira farei tudo o que for possível para retribuir a maneira como fui recebido no país” declara o campeão mundial.

O presidente da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht, diz que Pichardo é um “exemplo inspirador” no que respeita à “inclusão, integração, promoção e igualdade”. Reconhece “o papel da Câmara Municipal de Setúbal” nomeadamente na “qualificação que tem vindo a fazer nos equipamentos desportivos” e na sua “disponibilização”.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, enaltece o trabalho do município no apoio que prestou a Pedro Pichardo, a quem se refere como um “atleta de referência” e que ao “ganhar títulos e medalhas, abre portas e janelas para que outros possam passar”. Termina com uma palavra de honra também para o treinador e pai do atleta.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, atribui a festa “ao Pedro” e “à câmara”, merecedores do “reconhecimento público e valorização”. A Pedro Pichardo, e ao pai, Jorge, José Manuel Constantino deixa a palavra “orgulho” pelos feitos que têm alcançado “por Portugal”.

Pedro Pina, vereador do município de Setúbal, assume “satisfação e gosto”, considerando que “ter um campeão como referência para os jovens é um privilégio” e que “Setúbal continuará a ser um espaço de referência para o desenvolvimento do desporto”. O vereador assegura “o compromisso de estar ao lado” de Pichardo, concluindo ao dizer que o município tem orgulho em senti-lo já “um setubalense”.

O evento contou ainda com as participações da presidente da Comissão de Atletas Olímpicos Diana Gomes, o presidente da Associação de Atletismo de Setúbal, António Tavares, o presidente do Conselho de Arbitragem e Ana Oliveira, pelo Sport Lisboa e Benfica, clube do atleta. Membros da Assembleia Municipal, autarcas do executivo e presidentes de juntas de freguesia também marcaram presença.

Todos os convidados congratularam Pedro Pichardo pelo seu feito, que se manteve sempre “à margem” das câmaras, com pouco para dizer, mas com um longo caminho de medalhas que falam por si.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo